Scania

Scania
Produtos Utilizados

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Em 2016, a Scania completa 125 anos de fundação e tem como objetivo ser líder em soluções de transporte sustentável. Com 44,4 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2015, a receita líquida da Scania alcançou 94,89 bilhões de coroas suecas e o lucro líqu ido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6,7 bilhões de coroas suecas.

 

A trajetória da empresa, hoje referência mundial em soluções de transporte sustentável, teve início em 1891, quando, sob o nome de VABIS, produzia carroças, vagões e bondes puxados a cavalo. De lá para cá, a Scania acompanhou as transformações do mundo, trabalhando para posicionar a marca globalmente e ser reconhecida como sinônimo de qualidade e robustez, pavimentando o sucesso que rendeu aos caminhões da marca, carros-chefes na linha de produtos, o título de Rei da Estrada.

 

Ainda nas primeiras décadas de existência, procurando consolidar-se em um cenário onde a concorrência já era forte entre as montadoras de países como Estados Unidos e Alemanha, a empresa se destacou no desenvolvimento e produção de motores para veículos pesados, que tinham um consumo baixo de combustível. Com o período pós-guerra, aumentaram as demandas por caminhões pesados para transporte de cargas e veio então o modelo Scania-Vabis L51, considerado o caminhão que proporcionou o primeiro grande salto da fabricante no mercado Europeu.

 

A popularização da marca, ocorrida na metade do século passado, aumentou os pedidos e veio o segundo grande momento da história da empresa. O processo de industrialização acentuado em algumas economias emergentes fez com que a Scania cruzasse o Atlântico para inaugurar, em 1962, sua primeira planta fora da Suécia, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Depoimento

“As soluções TEX tem nos proporcionado equipamentos estáveis e com alta produtividade, além de serem sustentáveis e robustos e de fácil manuseio. Os principais pontos positivos são o atendimento, parceria e o amplo desenvolvimento tecnológico.”
Ewerton Xavier, Engenheiro de Processos na SCANIA.