A importância da calibração para o seu equipamento!

A calibração de equipamentos é um procedimento essencial para garantir a precisão e confiabilidade das medições realizadas em diversos setores industriais.

Afinal, é a partir dela que se torna possível manter a qualidade e bom desempenho dos instrumentos, além de poder contribuir diretamente com outros fatores, bem como redução de custos, frequência de manutenções e consertos, e até mesmo influenciar na experiência final de seus consumidores.

Neste artigo, vamos explorar porque a calibração é essencial, quais instrumentos devem ser calibrados, as normas brasileiras relacionadas e como garantir uma calibração eficaz.

Boa leitura!

Por que é importante ter equipamentos calibrados em sua indústria?

A calibração é o processo de comparação entre os valores apresentados por um instrumento de medição e os valores gerados por um padrão de referência internacionalmente reconhecido.

Com isso, podemos dizer que a principal finalidade aqui é assegurar que o equipamento esteja apto para seu uso específico, evitando imprecisões que comprometam a qualidade do produto final.

Além disso, equipamentos não calibrados podem levar a medições imprecisas, aumentando a variabilidade e a imprevisibilidade nos processos da empresa.

Fatores externos, como temperatura ambiente e vibrações, também podem afetar as medições, destacando a necessidade de considerá-los durante a calibração.

Quais instrumentos de medição devem ser calibrados e por quê?

A calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que impactam na precisão ou validade dos testes de qualidade.

Assim, não existe uma lista específica, pois cada empresa deve avaliar seus processos para determinar quais instrumentos são utilizados.

Além disso, o cuidado e a responsabilidade no manuseio e preservação dos instrumentos são fundamentais para evitar erros e garantir medições precisas.

Por fim, a calibração se torna indispensável em casos de dúvidas sobre o funcionamento do instrumento, reparos após a detecção de defeitos ou mudanças no ambiente de operação.

Instrumentos mal-cuidados necessitam de calibração mais frequente, destacando a importância da manutenção adequada.

Quais as normas que demandam a calibração de equipamentos no Brasil?

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 é a principal referência mundial em processos de calibração, estabelecendo requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Além disso, outras normas de gestão, como ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, também mencionam a importância da calibração em seus requisitos.

Essas normas reforçam a necessidade de assegurar resultados válidos e confiáveis, o uso adequado de equipamentos calibrados e a retenção de informações documentadas sobre a manutenção, calibração ou verificação dos equipamentos de medição.

Como garantir a calibração de seus equipamentos e o que avaliar nesse processo?

A garantia da calibração é realizada por meio de instrumentos de medição. Nesse sentido, a TEX desenvolve equipamentos com tecnologia nacional, utilizando o que há de mais moderno para a medição de micro vazamentos com simplicidade e robustez de operação.

Após testes e processos de calibração, os resultados devem ser documentados em um Certificado de Calibração. Essas informações são essenciais para ajustar o processo de medição, estabelecer parâmetros de aceitação e determinar se o equipamento está apto para uso.

Há mais de 27 anos no mercado, a TEX Equipamentos Eletrônicos atua como fabricante, assistência técnica e representante autorizada no segmento industrial por toda a América Latina.

Com ampla gama de produtos que vão desde equipamentos para testes até acessórios para calibração, assim como serviços e suporte técnico na área de calibração, conta ainda com certificação Laboratório Acreditado CGCRE-INMETRO-ISO 17025 e uma equipe de técnicos altamente qualificados e habilitados, prontos para atender todas as necessidades de seus clientes em todo o território nacional e demais países da América Latina.

A TEX realiza assistência a diversos segmentos do mercado que trabalham com produtos como: motores, radiadores, reservatórios, filtros, circuitos de combustível, fogões e geladeiras, reguladores de gás, válvulas, reguladores de torneiras, tubos, seringas e outros.

Seu escopo de calibração de pressão diferencial vai de 10 Pa até 100Mpa, com capacidade de medição em 0,05%, atendendo uma ampla gama de instrumentos diferenciais de pressão, como manômetros, transdutores e demais equipamentos.

Enfim, esses são alguns pontos fundamentais que ajudam a explicar a importância da calibração em seus equipamentos e como a qualidade e tecnologia desenvolvidas pela TEX pode contribuir para este processo.

Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça melhor nossas soluções.

 Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?