Como um simples voo pode impactar na embalagem do seu produto?

Quando pensamos em enviar produtos por avião, sejam eles cosméticos, alimentos, medicamentos ou qualquer outro item, a última coisa que vem à mente é como a mudança de altitude durante um voo pode afetar a embalagem.

No entanto, essa é uma realidade muitas vezes negligenciada que pode ter consequências significativas para o seu negócio e, consequentemente, afetar a experiência e até a segurança do consumidor final.

Por isso, neste post vamos explicar melhor o impacto dos voos nas embalagens de produtos, discutindo o porquê de algumas embalagens vazarem mais facilmente, os tipos mais propensos a esse problema e a importância da hermeticidade para garantir a integridade do conteúdo.

Boa leitura!

Por que algumas embalagens podem vazar durante um simples voo?

Já notou que, principalmente, no momento da decolagem ou da aterrissagem nossos ouvidos dão a impressão de estar entupidos? E aquele frio na barriga e sensação de estar “solto” quando as rodas saem do chão ou o avião perde altitude? Tudo isso se dá por conta da variação de pressão constante durante um voo e, se acontece com o nosso corpo, imagine com uma embalagem nas diferentes condições que elas podem ser carregadas!

Para entender melhor o motivo de alguns itens vazarem no avião, nós destacamos alguns fatores essenciais:

Pressão atmosférica e transporte inadequado

Durante um voo, as aeronaves enfrentam mudanças significativas na pressão atmosférica. Na prática, isso pode criar uma pressão externa menor do que a interna dentro das embalagens, levando a vazamentos, desde mínimos, até por completo do conteúdo.

Além disso, o manuseio inadequado durante o transporte, seja dentro do avião ou nas etapas de carga e descarga, pode comprometer a integridade dessas embalagens e contribuir ainda mais com os riscos.

Baixa qualidade da embalagem

Embora muitos fabricantes se esforcem para criar embalagens robustas, a qualidade nem sempre é garantida ou mesmo o tipo de sistema de hermeticidade é o suficiente para evitar os vazamentos num voo.

Por isso, mais do que definir o tipo de invólucro, é fundamental testá-lo em diferentes situações.

Que tipos de embalagens podem vazar em um voo?

É fundamental compreender que todos os tipos de embalagens estão suscetíveis a vazamentos durante voos, mas algumas são mais propensas do que outras.

Cosméticos, cremes, alimentos e medicamentos, por exemplo, estão entre os produtos mais afetados. A consistência, a viscosidade e a pressão interna desses produtos desempenham um papel crucial no potencial de vazamento.

A importância da hermeticidade dessas embalagens no transporte aéreo

Mais do que uma questão estética, a hermeticidade das embalagens desempenha um papel fundamental na segurança e integridade do conteúdo.

Embalagens herméticas são projetadas para resistir às variações de pressão, garantindo que o conteúdo permaneça seguro e protegido durante voos e outros meios de transporte.

E para garantir a qualidade e resistência das mesmas, é essencial realizar testes de estanqueidade. A TEX é especialista nesse processo, oferecendo tecnologia avançada para testes em diversos tipos de embalagens, incluindo:

  • • Potes
  • • Bisnagas
  • • Válvulas
  • • Bombonas
  • • Frascos plásticos
  • • Stand Up Pouches
  • • Embalagens retort
  • • Sachês

Apostar nessa estratégia não é apenas uma medida preventiva, é um investimento na qualidade, resistência, redução de custos e, acima de tudo, na satisfação dos clientes.

Veja também: Teste de altitude em cosméticos – minha embalagem pode vazar durante o transporte?

Garanta mais resistência, segurança e eficiência às suas embalagens com as soluções oferecidas pela TEX e mantenha a referência de máxima qualidade associada à sua marca.

Acesse nosso site e conheça mais de perto todas as nossas soluções, testes e produtos!

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?