Conheça os principais tipos de vazamentos em cada setor da economia

Independentemente do setor de atuação de sua empresa, tudo pode vazar! E quando falamos isso, não é exagero! Afinal, de ambientes inteiros a pequenas embalagens, de tubulações de gases à reservatórios de líquidos ou uma simples cartela de comprimidos, tudo contém um nível de risco.

E para entender e conhecer melhor os principais tipos de vazamentos em cada setor da economia, nós preparamos este post com alguns destaques essenciais e como determinados testes de estanqueidade podem ser fundamentais para evitar prejuízos e acidentes, e claro, garantir a qualidade de seus produtos.

Boa leitura!

Os vazamentos mais comuns nos diferentes setores da economia

O vazamento de componentes e fluidos pode ter consequências sérias nos diversos setores da economia, afetando desde a segurança do usuário até os custos de produção e a qualidade dos produtos. Conheça cada um deles a seguir:

1. Automotivo

O setor automotivo, em constante evolução tecnológica, exige precisão e segurança para garantir o bom funcionamento dos veículos.

Por isso, os testes de estanqueidade são fundamentais em uma ampla gama de componentes evitando assim os principais tipos de vazamentos neste setor, incluindo motores, sistemas de injeção, câmbios, sistemas eletrônicos e muito mais.

A prevenção de vazamentos nesses itens é fundamental para a segurança e confiabilidade dos veículos.

2. Eletrodomésticos

Eletrodomésticos, utilizados diariamente em nossas casas, precisam operar adequadamente para garantir a segurança dos usuários.

Entre os principais tipos de vazamentos e equipamentos que devem passar por testes de estanqueidade neste setor são: fogões, geladeiras, máquinas de lavar e reguladores de gás, por exemplo.

Os fogões possuem um nível de vazamento controlado para que seu funcionamento seja seguro, para detectar um vazamento maior, é necessário que seja feito um teste de estanqueidade.

3. Medicina

Na área da saúde, os principais tipos de vazamentos ocorrem também em equipamentos médicos que podem ter consequências graves.

Assim, os testes devem ser realizados em filtros, mangueiras, bombas e respiradores. A precisão desses testes é crucial, pois vidas dependem da qualidade e segurança desses dispositivos.

4. Indústria

Em processos de produção industrial, qualquer vazamento pode resultar em paradas custosas e prejuízos significativos.

E os principais tipos de vazamentos no setor industrial passam por equipamentos, tubulações e até mesmo por ambientes completos.  Entre os itens mais vulneráveis, podemos destacar válvulas, conexões, sistemas hidráulicos, filtros, tubos, entre outros.

5. Aeronáutica

Aeronaves, responsáveis pelo transporte de milhares de pessoas, precisam passar por testes de estanqueidade rigorosos também.

Afinal, os riscos de vazamento neste setor englobam os sistemas de combustível, tubulações e motores, equipamentos essenciais para a segurança de qualquer voo.

6. Alimentos e Bebidas

Embalagens eficazes são cruciais para garantir a segurança e a integridade dos alimentos e bebidas. No entanto, qualquer tipo de embalagem pode vazar por diferentes fatores, desde a qualidade do material ou sistema de lacração escolhido, até por pressão durante o transporte ou armazenamento.

Dessa forma, os principais tipos de vazamento em embalagens ocorrem em potes, bisnagas, válvulas e sachês, que precisam passar por diferentes testes de estanqueidade para garantir sua resistência ideal.

7. Farmacêutico

Na indústria farmacêutica, a qualidade e segurança dos produtos também são prioritárias.

Embalagens como blisters, frascos de vidro, embalagens estéreis, seringas e outros produtos farmacêuticos são os itens com maior risco de vazamento e, portanto, devem ser prioridade nos testes.

Enfim, conhecer e prevenir os principais tipos de vazamentos nos diversos setores da economia é vital para garantir a segurança, qualidade e eficiência dos produtos e processos. A TEX, com sua experiência e tecnologia avançada, desempenha um papel fundamental nesse cenário, proporcionando soluções confiáveis e modernas para a realização de testes específicos de cada setor. Investir na prevenção de vazamentos é investir na segurança e na excelência.

Quer saber mais e conhecer nossos testes e produtos para evitar vazamentos em seu setor? Então, converse agora com nossos especialistas e agende uma apresentação.

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?