Vazamento em embalagens: 5 dicas essenciais para detectar o problema!

Todo produto corre o risco de vazamento em embalagens e a melhor forma de prevenir este problema é por meio de testes de hermeticidade e de um diagnóstico mais detalhado sobre a raiz dessas ocorrências.

E se você quer saber como fazer isso na prática em sua empresa e evitar os prejuízos para a sua marca, não deixe de conferir as dicas essenciais que separamos neste post.

Boa leitura!

A importância de detectar vazamentos em suas embalagens na indústria

O vazamento em embalagens pode ter sérias consequências, desde a deterioração do produto até riscos à saúde dos consumidores. Além disso, essas ocorrências podem resultar em desperdício e danos à reputação da sua marca.

Tudo isso, somado à insatisfação de alguns clientes, pode se tornar uma verdadeira bola de neve contra a sua empresa, bem como divulgação negativa nas redes sociais, reclamações diretas e até processos judiciais.

Portanto, investir em métodos eficazes de detecção é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança dos seus produtos.

5 passos essenciais para a detecção de vazamentos de embalagens

Visando minimizar todos esses riscos citados acima, separamos algumas etapas consideradas imprescindíveis na detecção de vazamentos. Confira!

1. Utilize tecnologias de detecção avançadas

Investir em tecnologias de detecção avançadas é o primeiro passo para assegurar a eficácia na identificação de vazamentos em uma embalagem.

É importante destacar ainda que cada tipo de produto requer abordagens específicas, sendo crucial escolher a tecnologia mais adequada.

Para isso, existem diferentes modelos de equipamentos para testagem de hermeticidade e medição de pressão, oferecem resultados mais confiáveis e diagnósticos mais assertivos sobre problemas de vazamentos mais recorrentes.

2. Estabeleça um protocolo de testes

Definir um protocolo de testes é essencial para garantir a precisão na detecção de vazamentos em embalagens.

Isso inclui, por exemplo, a contratação de empresas especializadas nesse tipo de testagem, a criação de um cronograma para as análises, o uso de equipamentos confiáveis etc.

3. Treine a equipe responsável pela detecção

Uma equipe treinada também é fundamental para a operação eficaz dos equipamentos e a correta execução do protocolo de testes.

Assim, o treinamento abrange o conhecimento das tecnologias, interpretação de resultados e identificação de falhas no processo. Na prática, isso reduz erros e assegura a qualidade na detecção de vazamentos.

4. Implemente testes em diferentes etapas

Realizar testes em diversas fases da produção, desde o envase até o armazenamento e transporte, é crucial para garantir mais qualidade e conseguir mensurar os principais riscos e ocorrências de vazamentos nas embalagens.

5. Monitore e registre os resultados

O monitoramento contínuo dos resultados permite aprimorar o processo de detecção. Com isso, o registro sistemático dos dados obtidos possibilita identificar tendências ao longo do tempo, ajustar protocolos, otimizar equipamentos e atender regulamentações de qualidade.

Em resumo, essas são as 5 dicas essenciais que a sua empresa deve levar em consideração ao diagnosticar os principais riscos de vazamentos em embalagens e, claro, buscar soluções mais assertivas e rápidas.

E para tudo isso, a TEX conta com os melhores e mais modernos equipamentos para medição de fuga e vazamentos, e testes de hermeticidade para os mais variados tipos de embalagens. Converse com nossos especialistas e eleve a qualidade de seus produtos!

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?