Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?

Viajar tende a ser sempre uma experiência maravilhosa, mas claro, alguns fatores inesperados e indesejados podem se tornar frustrantes quando chegamos ao nosso destino. É o caso de ter todos os cosméticos vazados na bagagem. Ninguém merece, né?!

Mas para que isso não ocorra, preparamos este post com algumas dicas imbatíveis sobre como armazenar seus produtos na mala e evitar esse tipo de transtorno.

Lembrando que se mesmo assim o problema persistir, temos uma orientação importante a ser conferida com o fabricante.

Sem mais delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

Por que os cosméticos podem vazar durante uma viagem

Existem várias razões pelas quais os cosméticos podem vazar durante uma viagem e, infelizmente, sujar toda a mala e até mesmo manchar algumas peças. Confira:

● Má qualidade das embalagens

Embalagens frágeis ou mal vedadas são uma das principais causas de vazamentos.

Se as embalagens não forem projetadas para suportar as condições do transporte, é bem provável que ocorram vazamentos.

● Transporte inadequado

Durante o transporte, as bagagens são frequentemente manuseadas de forma brusca, o que pode causar danos às embalagens e resultar em vazamentos.

● Pressões sobre a embalagem

Em voos comerciais ou cargueiros, as embalagens podem estar sujeitas a variações extremas de pressão, que operam em uma altitude de cruzeiro de cerca de 10.000 metros. Isso pode causar vazamentos, especialmente em produtos líquidos ou cremosos.

● Atritos com outros objetos

Quando os cosméticos estão soltos na bagagem e entram em contato com outros objetos, como roupas ou sapatos, o atrito pode danificar as embalagens e causar vazamentos.

Dicas essenciais para proteger os cosméticos na bagagem

Agora que entendemos por que os cosméticos podem vazar durante uma viagem, aqui estão algumas dicas para protegê-los melhor na bagagem:

  • Invólucro mais resistente –Se achar que a embalagem não tem resistência suficiente, uma dica é transportar o cosmético em outro tipo de invólucro, como um nécessaire, potes e estojos. Isso reduzirá significativamente o risco de vazamentos durante a viagem.
  • Separe cada cosméticos individualmente – Embale cada produto cosmético individualmente em sacos plásticos selados ou estojos à prova de vazamentos para evitar que o vazamento de um produto danifique os outros.
  • Proteção extra –Se achar necessário, use proteção extra, como papel bolha ou tecido macio, para envolver as embalagens e protegê-las contra impactos durante o transporte.
  • Posicionamento dentro da mala – Coloque os cosméticos na parte superior da bagagem ou em compartimentos separados para evitar que sejam esmagados por outros objetos mais pesados.

E se o cosmético vazar mesmo com esses cuidados? O que fazer?

Ainda que se tomem todas as precauções, todo tipo de embalagem sofre o risco de vazamentos.

No entanto, é importante ressaltar que, sim, o fabricante também pode ser o principal responsável nessa história.

É importante ressaltar que os produtores de cosméticos devem realizar testes de hermeticidade em suas embalagens para garantir que sejam resistentes a vazamentos.

Por sua vez, os consumidores têm o direito de esperar embalagens de alta qualidade que protejam seus produtos durante o transporte. Logo, se um vazamento ocorrer devido à má qualidade do material, você, no papel de consumidor, deve entrar em contato com o fabricante e questionar isso.

Vale reforçar que hoje existem testes de hermeticidade específicos que as indústrias de cosméticos podem realizar durante o processo de fabricação e transporte justamente para garantir a qualidade das embalagens.

Além disso, os fabricantes podem realizar um teste de altitude em cosméticos a partir de medidores de alta tecnologia, como o caso do G4-EC da TEX, capaz de simular as diferenças de pressão durante o deslocamento do seu produto, tanto no modal rodoviário, como no aéreo.

https://www.youtube.com/watch?v=xMa8dxAP-3g

Tudo isso não apenas proporciona uma melhor experiência aos consumidores, mas também aumenta a segurança e a confiabilidade dos produtos cosméticos.

Enfim, essas são algumas dicas e informações importantes sobre os riscos de vazamentos em cosméticos durante uma viagem e como você pode prevenir esse tipo de “dor de cabeça”.

E se você curtiu e quer saber mais dicas sobre o tema, não deixe de ler nosso próximo artigo e saiba como reclamar seus direitos como consumidor.

(Imagem: divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?