Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?

Amplamente utilizada em diferentes indústrias, como a farmacêutica e a de cosméticos, a embalagem blister surge como uma solução versátil e eficaz para a proteção e apresentação de produtos. 

No entanto, como em qualquer processo de produção e na logística, existem riscos associados a vazamentos nesse tipo de invólucro, o que representa um desafio significativo para fabricantes e consumidores. 

Por outro lado, o uso de materiais mais resistentes e a realização de testes eficientes de hermeticidade podem tornar as embalagens blister a melhor escolha para seus produtos.

Confira mais detalhes ao longo do artigo. Boa leitura!

O que é e quais são as vantagens da embalagem blister

A embalagem blister é um tipo de embalagem que se destaca pela sua resistência e capacidade de proteger e apresentar produtos de forma eficaz. 

Amplamente utilizada em diversos setores e nichos de mercado, com destaque para a indústria farmacêutica, essa embalagem oferece vantagens tanto para os fabricantes quanto para os consumidores finais. 

Entre elas, podemos destacar:

  • Maior exposição do produto – A embalagem blister permite uma excelente visualização e exposição dos produtos nas prateleiras e gôndolas dos estabelecimentos comerciais. 
  • Baixo custo-benefício em sua produção – Considerando sua eficiência e versatilidade, a embalagem blister oferece uma relação custo-benefício vantajosa para os fabricantes.
  • Proteção do produto – Além de apresentar os produtos de forma atrativa, a embalagem blister oferece uma camada adicional de proteção, garantindo a integridade dos itens durante o transporte e armazenamento.
  • Usabilidade Outro destaque das embalagens blisters, especialmente no caso de medicamentos, é a possibilidade de uso contínuo até acabarem os comprimidos. Isso possibilita, por exemplo, cortar e descartar as partes já consumidas.

Riscos de vazamentos em embalagens blister

Embora a embalagem blister seja reconhecida por sua robustez, os vazamentos podem ocorrer (como em qualquer outro tipo), representando um risco para a qualidade do produto e a satisfação do cliente. 

Na prática, os vazamentos podem ocorrer devido a diversas razões, como defeitos de fabricação, danos durante o transporte ou armazenamento inadequado, pressões internas e externas, má qualidade do material ou exposição a fatores como altas temperaturas, por exemplo.

Logo, um vazamento em uma embalagem blister pode comprometer a integridade do produto, levando à perda de mercadorias, possíveis contaminações e até mesmo a danos à reputação da marca.

Como realizar testes de vazamentos e garantir mais resistência às suas embalagens?

Para garantir a qualidade e resistência das embalagens blister e evitar vazamentos, é essencial realizar testes de vazamento durante o processo de fabricação. Um dos equipamentos mais conhecidos hoje no mercado brasileiro para esse fim é o modelo TEX-G4-EC, que oferece recursos avançados para detectar vazamentos nas embalagens.

O modelo G4-EC, garante que seu produto chegue as mãos do consumidor com todas as propriedades terapêuticas preservadas. De acordo com o padrão internacional das normas ASTTM D-3078 E ASTM D-6653.

Os testes de vazamento realizados com o modelo G4-EC, permitem identificar eventuais falhas nas embalagens blister, garantindo a integridade dos produtos e a satisfação dos clientes. Disponível em versões com tanque de 5,10,15 litros e 25 litros, para melhor atender à necessidade de teste do seu lote.

Em suma, os vazamentos em embalagens blister representam um desafio significativo para os fabricantes farmacêuticos e de outras indústrias, mas com a utilização de equipamentos adequados e a realização de testes de vazamento eficazes, é possível garantir a resistência e integridade dessas embalagens, assegurando a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.

E para saber mais sobre o tema e garantir qualidade e resistência às suas embalagens, não hesite em conversar com nossos especialistas!

(Imagem: divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?