Embalagens sustentáveis: por que apostar nessa ideia na indústria?

Nos últimos anos, o tema sustentabilidade deixou de fazer parte unicamente da esfera de debates e passou a ter impacto direto nas estratégias e decisões de qualquer indústria. Falar por exemplo sobre a importância do uso de embalagens sustentáveis hoje não se limita apenas aos impactos que os materiais podem causar ao meio ambiente, mas também permite englobar questões como redução de custos, posicionamento de marca, mudanças nos hábitos de consumo, entre outras centenas de fatores.

Por esse motivo, mais do que reforçar o conceito de sustentabilidade aplicado à indústria, queremos mostrar neste post, como boas práticas e o investimento correto nessa ideia pode agregar inúmeros benefícios e vantagens práticas ao seu negócio.

E para tanto, o nosso foco de hoje será sobre a aposta em embalagens sustentáveis nos mais variados segmentos industriais. Portanto, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

Afinal, qual a importância das embalagens sustentáveis na indústria?

Começando pelo fator ambiental, as embalagens convencionais, ou seja, que utilizam insumos poluidores como o plástico e o vidro, por exemplo, têm um peso extremamente negativo sobre a preservação do meio ambiente e seus consequentes impactos sobre o futuro do planeta.

Para ter uma ideia mais ampla desse cenário, levantamentos apontam que o plástico, incluindo embalagens, tampas e rótulos, represente sozinho 75% de todo o lixo gerado diariamente por cada pessoa no mundo

A utilização incontrolada desse material em praticamente tudo o que o utilizamos no dia a dia (de simples sacolas a alimentos), reforça a necessidade imediata não só de uma mudança de comportamento, como de investimentos por parte das indústrias.

E que vantagens podem ser agregadas aos fabricantes?

Como bem destacamos no início, o uso de embalagens sustentáveis na indústria não se limita à questões ambientes e de preservação da natureza.

Hoje, o debate da sustentabilidade tem influência direta na decisão de compras do cliente e na percepção do mercado diante a imagem das empresas.

Em outras palavras, apostar e investir em embalagens sustentáveis, independentemente da área de atuação de sua indústria, passa a ser também uma estratégia fundamental de diferenciação e de gestão eficiente, conforme mostraremos a seguir.

Redução de custos

Comprovadamente, diversos insumos convencionais utilizados na confecção de embalagens geram mais custos operacionais do que materiais alternativos.

E esses gastos podem estar presentes em diferentes etapas e processos de sua indústria, como na fabricação, na combinação de outros componentes (tampas especiais, adesivos, rótulos etc.), no transporte, na conservação etc.

Além disso, cada vez mais recorrente, o descarte correto e a logística reversa são ações necessárias para diversos tipos de embalagens, o que pode acarretar multas e penalidades incalculáveis.

Dessa forma, ainda que haja a necessidade de investimentos iniciais para a implementação de embalagens sustentáveis em sua indústria, o custo-benefício dessa estratégia vai compensar ao longo das operações.

Para tanto, é fundamental planejar-se adequadamente e escolher os materiais corretos, devidamente testados e aprovados para o uso.

Marketing ecológico

Clientes dão preferência a produtos com embalagens sustentáveis! Portanto, investir nessa ideia pode influenciar diretamente no desempenho de suas vendas e no fortalecimento de sua marca perante o seu mercado de atuação.

Compromisso com o meio ambiente

Como bem destacamos nos tópicos anteriores, a questão ambiental é sem dúvida ponto crucial nesse debate e o uso de embalagens sustentáveis tem peso fundamental para o futuro do planeta.

Logo, assumir esse compromisso é uma obrigação de toda indústria e prevê benefícios não somente ao meio ambiente, mas à qualidade de vida das próximas gerações.

Qualidade

Por fim, desmistificando algo comum nesse assunto, a qualidade das embalagens sustentáveis é quase sempre igual ou mesmo superior às que utilizamos hoje em dia.

Além disso, não se trata apenas da escolha de bons materiais alternativos, mas também da realização de testes e procedimento que garantam a durabilidade do produto.

TEX , por exemplo, detém tecnologia para testes de hermeticidade das embalagens flexíveis conforme norma ASTM2338 (não destrutível) e (destrutível, com rastreabilidade total do ensaio), o que permite agregar mais qualidade, segurança e eficiência a todo tipo de embalagem no Brasil, independentemente do material utilizado.

Enfim, esse é um pequeno panorama sobre a importância do uso de embalagens sustentáveis na indústria e como essa ideia visa não somente agregar benefícios ao meio ambiente, como também pode servir de estratégia e diferencial competitivo para o seu negócio.

Gostou? Quer mais dicas para a sua indústria e de boas práticas a serem implementadas? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e saiba mais sobre a importância do teste de Hermeticidade para Segurança dos Alimentos e para o Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) na indústria alimentícia.

(Imagem: divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?