Esteja atento a qualidade em momentos de escassez

Quem atua no setor industrial, certamente já está por dentro do atual cenário de escassez de insumos e matérias primas nas mais variadas frentes de atuação. E, por isso, chamamos a atenção aqui de gestores e diretores aos cuidados com o planejamento e, em especial, com a qualidade das compras e negociações realizadas nesse momento com os fornecedores.

Afinal, não é só o custo do produto final que está em jogo nessa jornada, mas também a experiência e a satisfação do cliente após a compra.

Portanto, fique atento a qualidade em momentos de escassez e saiba como se planejar melhor nesse período.

Boa leitura!

Um breve panorama sobre a escassez de insumos na indústria

Após a pandemia, diversos insumos e matérias primas simplesmente desapareceram do mercado, o que gerou uma escassez global de diferentes necessidades no setor industrial.

Além disso, a concentração de produção e fornecimento de alguns componentes, especialmente eletrônicos, na Ásia, fez com que a distribuição a nível mundial enfrentasse alguns gargalos e dificuldades.

Na prática, tudo isso acarreta diversos problemas à economia e, claro, muita dor de cabeça aos fornecedores e consumidores.

Por exemplo, os preços dos produtos finais têm encarecido constantemente no mercado, atrasos nas entregas são cada vez mais frequentes e, inclusive, a indisponibilidade de certas mercadorias tem sido algo comum em diversas indústrias.

E aqui, estamos falando de uma forma generalizada, desde a falta de insumos para a construção civil, até microchips para a indústria automobilística.

As principais consequências dessa escassez

A escassez de insumos para a indústria atinge a diferentes setores de atuação e, consequentemente, isso é sentido diretamente no bolso e na satisfação do cliente.

Como bem destacamos, há uma inflação de preços constante em diversos produtos finais e quem acaba pagando por isso é o consumidor.

Além disso, problemas operacionais também marcam este momento de turbulência, tais como fábricas paradas ou com dificuldades no fornecimento de suas mercadorias ao mercado.

Vale destacar ainda que, ainda que a escassez de insumo venha se reduzindo gradativamente após a pandemia, é notório que os preços ainda estão longe de voltarem ao patamar anterior.

Como se planejar estrategicamente nesse momento

Em tempos de escassez de insumos, a melhor alternativa para o momento é de planejamento e organização. E isso está completamente ligado à sua gestão de fornecedores!

Ou seja, se a sua indústria encontra dificuldades no fornecimento de matérias primas essenciais para o negócio, busque novas parcerias e encontre alternativas viáveis que possam suprir essa necessidade.

Por exemplo, a TEX é especializada em soluções eletrônicas de alta qualidade e com atuação ampla em todo o território nacional, fornecendo soluções para testes de estanqueidade e medição de fluxo, para diversos segmentos, como automobilística, aeronáutica, industrial, linha médica e embalagens, segmentos não atendidos atualmente por importados.

Quer saber mais e garantir o abastecimento de seus insumos com um fornecedor nacional e comprometido com a qualidade? Então, converse com um de nossos especialistas e conheças os diferenciais da TEX.

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?