O que é ESG e qual a sua importância para a indústria?

Em tempos de maior preocupação com a sustentabilidade e de melhorias constantes com seus processos e produções, o tema “ESG na indústria” se torna cada dia mais recorrente no mercado, apesar de que muitas empresas ainda desconheçam ou mesmo não deem o devido valor ao assunto.

Por isso, debater e entender a real importância desse conceito, aplicando pequenas ações na prática, já podem trazer benefícios incríveis à sua empresa, melhorando o desempenho de sua governança e gerando resultados mais positivos ao negócio.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura e tome nota das dicas!

Afinal, o que é ESG?

Uma das siglas mais conhecidas da atualidade no mundo corporativo, ESG vem do inglês “Environmental, Social e Governance”, ou na tradução literal em português: Governança social e ambiental.

Só a partir daí já é possível ter uma ideia sobre os princípios defendidos por este conceito, certo? Afinal, a proposta do ESG é justamente de implementar uma política socioambiental dentro da gestão das empresas, aumentando assim a responsabilidade e compromisso da governança em relação a estes temas e melhorando o desempenho da gestão como um todo, por exemplo, na redução de custos, de desperdícios, na melhoria de processos e resultados etc.

Qual a importância do ESG para a indústria?

A indústria tem um papel essencial na economia, mas ao mesmo tempo, seus processos produtivos envolvem uma série de fatores que requerem cuidados, tanto para evitar impactos ambientais, como para garantir uma melhor gestão interna.

Por outro lado, o advento de novas tecnologias, métodos e sistemas de produção trouxe à tona a possibilidade de rever inúmeros processos e práticas dentro do setor, o que permite inovar e implementar procedimentos bem mais sustentáveis e com melhores desempenhos e resultados para o negócio.

E para isso, basicamente, é preciso que haja uma imersão do conceito de ESG dentro da gestão dessas empresas, por exemplo, implementando projetos, revendo práticas e ações, criando objetivos e metas, buscando parcerias mais estratégicas e responsáveis, investindo em treinamentos para os colaboradores, prezando pela máxima qualidade de seus produtos etc.

Quais as vantagens de adequar a indústria ao ESG?

O conceito de ESG na indústria pode agregar inúmeros benefícios às empresas que investem nesse tema, desde a sustentabilidade atrelada à imagem da empresa, até as devidas melhorias no desempenho e resultado de seus processos.

Assim, podemos considerar que o conceito de ESG permite vantagens como:

  • Redução de custos;
  • Melhorias em processos internos;
  • Mudanças de hábitos organizacionais;
  • Maior responsabilidade socioambiental;
  • Sustentabilidade atrelada a imagem da empresa;
  • Otimização da gestão;
  • Redução de desperdícios;
  • Aumento da qualidade interna.

Como a TEX pode ajudar sua indústria nesse aspecto?

A TEX é referência nacional em equipamentos para testes de qualidade, com destaque para tecnologias de estanqueidade.

Assim, com o que há de mais moderno e avançado no mercado interno, a TEX conta com produtos capazes de tornar a etapa de qualidade das empresas muito mais eficientes e práticas, detectando possíveis problemas em diferentes embalagens nos processos iniciais de fabricação.

Na prática, isso evita desperdícios, contribui com a redução de custos e retrabalhos e, claro, com a minimização de possíveis impactos ambientais com o descarte inadequado desses materiais e produtos no meio ambiente.

Em resumo, adequar a sua indústria ao conceito de ESG tende a agregar inúmeros benefícios, tanto em relação à reputação e ao posicionamento de sua marca no mercado, como para trazer mais resultados e impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade como um todo.

E se você gostou das dicas e reconhece a importância do tema no setor industrial, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e ajude a divulgar ainda mais essas ideias.

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?