Vazamento em fogões: conheça as principais causas!

Estar sempre atento a possíveis vazamentos em fogões é uma responsabilidade de todo estabelecimento ou residência com cozinhas e gás encanado, já que qualquer pequeno descuido pode acarretar em acidentes, prejuízos e, até mesmo, em riscos de vida.

E se você quer entender melhor sobre este tema, conhecer as principais causas de vazamento em fogões e como evitar tais riscos, nós preparamos este post com algumas dicas e informações muito úteis.

Confira a seguir e boa leitura!

Quais os principais motivos para um vazamento em fogões?

Por mais cuidados que você ou sua equipe tenha no uso rotineiro da cozinha, existem inúmeras possibilidades de haver um pequeno vazamento nos fogões e, portanto, isso deve ser avaliado imediatamente por meio de testes específicos.

Mas antes de entrarmos neste assunto, vamos destacar algumas das principais causas de vazamentos em tubulações de gás. Confira!

Tubulações antigas

Em geral, construções muito antigas costumavam utilizar tubos de aço galvanizado ou ferro para a passagem de gases de cozinha, o que consequentemente, apresentam riscos maiores de vazamento com o tempo por conta da oxidação, ferrugem, furos e desgastes ao longo do tempo.

Reformas

Em muitos casos, ainda que a tubulação de gás não seja antiga, é possível haver vazamentos por conta de algum tipo de reforma ou obra recente no local. Afinal, o impacto de ferramentas, a quebra de paredes e de outras superfícies, entre outros atritos, podem danificar parte dos canos.

Acessórios

Toda tubulação de gás possui acessórios comuns, tais como braçadeiras, registros, canos ou mangueiras em sua extensão. E muitas vezes, pode haver espaços abertos ou mesmo furos ao longo deste sistema, o que pode gerar risco de vazamento nos fogões.

Quais os riscos e cuidados a serem tomados?

De uma forma geral, o vazamento em fogões pode ser facilmente identificado pelo odor do gás. Portanto, caso isso aconteça, o mais indicado é parar de utilizar o aparelho e iniciar um rápido diagnóstico, para tentar identificar a origem deste cheiro.

Por se tratar de um material incolor, não é possível detectar por meio visual onde está ocorrendo o vazamento. Porém, há meios práticos e simples de tentar descobrir isso e, claro, alguns cuidados a serem evitados. Confira!

    • Tente identificar onde o cheiro é mais forte;
    • Jamais insista em manter o aparelho em funcionamento;
    • Não acenda nenhum tipo de fagulha;
    • Evite mexer em interruptores;
    • Mantenha o ambiente arejado;
    • Com uma esponja com detergente, você pode aplicar um pouco de espuma nas junções da tubulação, em braçadeiras e registros para ver se formam bolhas de ar;
    • Contate imediatamente profissionais especializados.

O que é e como é feito o teste de vazamento em fogões de forma profissional?

Grandes marcas de fogões precisam passar por testes profissionais de vazamento de gás, justamente para atender às normas de segurança e proporcionar mais proteção aos seus usuários.

Por isso, existem empresas especializadas como a TEX, que oferecem soluções completas, tanto em medidores de vazão, como na realização das testagens junto a essas indústrias.

Equipamentos como TEX-G4-VZ, MF-700 V2 e TEX-G4-VE são alguns exemplos desenvolvidos pela empresa e que permitem que fabricantes de fogões e de outros equipamentos a gás atinjam os mais rígidos níveis de segurança em seus produtos.

E se você quer saber mais sobre o tema e entender melhor sobre este tipo de solução para evitar vazamento em fogões, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.

Imagem: divulgação

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?