Embalagens alimentícias com vazamento: como evitar?

Se a sua indústria já investe em bons materiais, mas ainda sim apresenta um índice alto de vazamentos nas embalagens alimentícias, talvez seja o momento de diagnosticar as principais causas e realizar testes específicos para a hermeticidade total desses invólucros.

Afinal, vazamentos não são causados unicamente por conta da fragilidade, mas também por outros inúmeros fatores durante o transporte, armazenagem ou manuseio.

Por isso, neste post vamos trazer algumas dicas essenciais sobre os riscos de embalagens alimentícias com vazamentos e como evitar esse tipo de problema para a sua marca ou para seu consumidor. Boa leitura!

 

Quais os riscos de vazamentos em embalagens alimentícias?

 

Qualquer tipo de embalagem pode vazar e, claro, isso não seria diferente com os alimentos e bebidas.

Fatores como pressão externa e interna, avarias, acidentes, falhas de produção e a qualidade do material usado, são alguns aspectos a serem considerados aqui.

E referente aos riscos desses vazamentos, podemos destacar os seguintes:

  • Perdas e prejuízos;
  • Contaminações;
  • Danos à saúde humana;
  • Insatisfação do consumidor;
  • Perda de clientes;
  • Rejeição à marca;
  • Má reputação no mercado.

 

Como evitar esse tipo de problema?

 

Como bem vimos, ter embalagens alimentícias com vazamentos é algo desagradável tanto para o fabricante, como para o consumidor.

Por isso, para evitar esse tipo de problema, é possível investir em determinadas ações e estratégias para minimizar ou mesmo eliminar de vez esse risco. São elas:

 

Diagnosticar as principais causas

 

O primeiro passo para evitar vazamentos em suas embalagens alimentícias é monitorar e diagnosticar os motivos do problema.

Na prática, isso pode ser feito de diferentes formas, desde a implementação de KPIs, até a mensuração de reclamações comuns de operadores ou clientes finais.

 

Monitorar o transporte e armazenagem

 

Quase sempre, as causas mais comuns de embalagens alimentícias com vazamentos estão atreladas a problemas, falhas ou falta de cuidados durante o processo de transporte e armazenagem.

Por isso, é fundamental monitorar de perto esses procedimentos, levantar os riscos mais recorrentes e implementar mudanças operacionais, se assim for necessário.

 

Investir em proteções e invólucros mais resistentes

 

A má qualidade dos materiais usados nas embalagens também tem um “peso” crucial nesse sentido.

Afinal, insumos frágeis e com pouca hermeticidade estão mais sujeitos de vazarem, mesmo em condições normais de transporte, armazenagem ou manuseio.

Logo, avalie a resistência desses materiais e invista em melhorias.

 

Realizar testes de hermeticidade

 

Por fim, a realização de testes de hermeticidade é fator indispensável hoje em toda indústria alimentícia, pois permite avaliar a qualidade e a resistência desses invólucros, nas mais variadas situações e ambientes.

Assim, os testes de hermeticidade garantem que seus produtos chegarão às prateleiras com muito menos riscos de vazamento, agregando mais segurança, confiabilidade e reconhecimento do consumidor.

Nós desenvolvemos equipamentos completos para este fim no Brasil o que possibilita que qualquer empresa do ramo de alimentos e bebidas teste suas embalagens (de diferentes tipos e materiais), com alta tecnologia, sustentabilidade e resultados confiáveis.

Por que sujar a imagem de sua indústria e colocar em riscos a satisfação ou a saúde de seus clientes? Converse agora mesmo com um especialista e conheça com mais detalhes as nossas soluções de hermeticidade para embalagens alimentícias!

(Imagem: divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Tendências Futuras em Testes de Estanqueidade: O Que Esperar nos Próximos Anos
Estanqueidade em acessórios farmacêuticos: Garantindo a segurança do paciente
Embalagens alimentícias com vazamento: como evitar?
Teste de estanqueidade na área médica: qual a importância e quais equipamentos podem ser testados?
Entenda por que as maiores indústrias farmacêuticas confiam nos testes de estanqueidade