Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios

Garantir a qualidade e o impacto de seus produtos é um fator essencial para qualquer empresa. E nesse sentido, investir em testes de estanqueidade pode ajudar a aumentar a confiabilidade do cliente e, claro, reduzir riscos de vazamentos, contaminações e perdas de materiais.

Por outro lado, a realização desses testes muitas vezes demanda a utilização de água e, consequentemente, geram desperdícios de amostras de embalagens e impactos negativos ao meio ambiente, assim como, o desperdícios de produtos testados, uma vez que são submersos em água. Assim, novas tecnologias e equipamentos têm surgido nos últimos anos, otimizando esse processo, e o melhor de tudo, sem a necessidade de recursos naturais, tornando assim os testes de hermeticidade mais sustentáveis e inteligentes.

E para comprovar isso e debater mais sobre o assunto, separamos algumas dicas indispensáveis ao longo deste artigo. Boa leitura!

Testes de hermeticidade: a importância de investir em tecnologias mais sustentáveis

Recentemente, um relatório alarmante divulgado pela ONU ressaltou a iminência de uma crise global de escassez de água. A escassez sazonal desse recurso vital está se tornando uma realidade cada vez mais presente, não apenas na América do Sul, mas em diversas regiões do mundo.

Segundo o documento, a escassez de água está se tornando endêmica, resultado tanto do estresse hídrico físico local quanto da disseminação da poluição da água doce. Estatísticas alarmantes ainda revelam que 2 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança, enquanto 3,6 bilhões de pessoas carecem de saneamento básico adequado.

Diante desse panorama, é importante que indústrias e grandes empresas façam sua parte em  adotar práticas mais sustentáveis em seus processos internos, incluindo os testes de hermeticidade de produtos.

Equipamentos G4-GV e G4-DF da TEX: soluções sustentáveis para testes de hermeticidade

Novas tecnologias foram desenvolvidas para ajudar a reduzir o consumo de água e até mesmo eliminá-lo por completo em determinados processos. A TEX, por exemplo, desenvolveu os equipamentos G4-GV e G4-DF, que revolucionaram os testes de hermeticidade ao eliminar a necessidade do uso de água em seus testes.

A seguir, vamos conhecer duas dessas inovações nacionais:

G4-GV: medidor de fuga para embalagens seladas com geometria variável

O G4-GV foi projetado para realizar medições de vazamento em embalagens flexíveis fabricadas, utilizando o princípio de leitura da variação de pressão de vácuo dentro da peça em teste.

Essa tecnologia inovadora permite que as empresas garantam a qualidade de 100% das peças produzidas, com o equipamento instalado diretamente na linha de produção, diminuindo o desperdício das peças avaliadas.

G4-DF: diferencial de pressão

Por sua vez, o G4-DF utiliza um circuito pneumático desenvolvido no Brasil e compatível com tecnologias mundiais, tornando-se uma alternativa de alta qualidade e custo-benefício para equipamentos importados.

Sua pneumática inovadora e robusta, aliada à facilidade de manutenção, o torna uma escolha confiável para testes de hermeticidade.

Os benefícios que essas tecnologias podem trazer à sua marca

Investir em tecnologias como os equipamentos G4-GV e G4-DF da TEX, pode trazer uma série de vantagens para sua empresa, incluindo:

  • – Substituição de equipamentos importados por soluções mais confiáveis e disponíveis localmente.
  • – Assistência técnica nacional e internacional, com disponibilidade de peças para reparos em campo.
  • – Eliminação do uso de água nos testes de hermeticidade, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
  • – Circuito pneumático inteligente que agiliza o tempo total de teste, aumentando a eficiência operacional.
  • – Aumento da confiabilidade do cliente em relação aos seus produtos, garantindo a qualidade e segurança das embalagens.
  • – Redução significativa de riscos de vazamentos e avarias nas embalagens, preservando a integridade dos produtos durante o transporte e armazenamento.

Em resumo, ao adotar tecnologias mais sustentáveis para testes de hermeticidade, as empresas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também melhoram sua eficiência operacional e fortalecem sua reputação no mercado.

A TEX está na vanguarda dessas inovações, oferecendo soluções de alta qualidade e impacto positivo para seus clientes e para o planeta. E mais do que tudo isso, com tecnologia produzida aqui no Brasil.

Acesse nosso site, confira nossas soluções e agende uma apresentação com nosso time de especialistas!

(Imagem: divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?